Descrição do Evento
Apresentamos o cronograma da Semana da Favela 2025, uma iniciativa promovida pela CUFA para celebrar o Dia da Favela (04 de novembro) e mobilizar a sociedade em torno dos temas centrais que atravessam as comunidades urbanas e periferias: dignidade, direitos, sustentabilidade e protagonismo comunitário.
Descrição do Cronograma – Semana da Favela Amapá 2025
A Semana da Favela Amapá 2025 contará com uma programação diversa, distribuída entre os dias 4 e 18 de novembro, com atividades culturais, formativas e institucionais em diferentes territórios de Macapá. Cada ação envolve parcerias estratégicas e encaminhamentos definidos para garantir a execução.
04/11 – Terça-feira
A abertura oficial da Semana será marcada pelo lançamento do documentário “A Potência das Favelas do Amapá”, no Espaço CUFA Amapá Cultural. A produção será conduzida pela Comunicação da CUFA Amapá em parceria com o coletivo A Ponte, sob coordenação de Halyson. Estão previstas ações como elaboração do roteiro, levantamento orçamentário, seleção de personagens, definição de locações e captação/edição, além da possibilidade de captação de apoiadores para a produção audiovisual.
05/11 – Quarta-feira
A Escola Deusolina Sales Farias, no bairro Pacoval, receberá a intervenção “Favela Literária”. A ação reunirá escritores periféricos e coletivos culturais, sob coordenação de Natanael de Obaluaye. Os encaminhamentos incluem articulação com os coletivos convidados.
07/11 – Sexta-feira
O Espaço CUFA Amapá sediará o I Aquilombamento das Mulheres de Matriz Africana, em parceria com o FONSAMPOTMA e o IABI. A responsável é Nayanne Machado , que fará a interlocução com Mãe Carmem, organizadora principal, para definição das demandas do evento
08/11 – Sábado
O “Show Dia da Favela” será realizado no Espaço CUFA Amapá, em parceria com o Baluarte Cultural. Essa atividade celebra a cultura periférica por meio de expressões artísticas locais.
14/11 – Sexta-feira
A roda de conversa “Território, dignidade e clima: o direito à vida nas favelas”. O evento é uma realização da CUFA com apoio de parceiros como o Curso de Arquitetura da UNIFAP, CAU e Amazom Pororoca. A responsável é Gaby, com tarefas de articulação com parceiros, formalização de convites e organização da estrutura.
18/11 – Terça-feira
O encerramento da programação contará com um seminário de apresentação do trabalho do CIRAT e das parcerias entre CUFA, Ministério do Meio Ambiente e Embrapa no estado do Amapá. A atividade incluirá um coquetel com produtos locais e tem caráter institucional e estratégico para o fortalecimento das ações socioambientais nas favelas.
20/11 – Segunda-feira
Será realizada uma Ação de Saúde em parceria com o curso de Fisioterapia da UNIFAP. A atividade será coordenada por José, com foco em atendimento comunitário e bem-estar.
Localização e Contato
Endereço:Rua São José 1500, - , Macapá - AP, CEP: 68900-110
Cidade: Macapá
Contato (e-mail): amapacufa@gmail.com
Contato (telefone): (96) 93300-4430